CIRURGIA ROBÓTICA – Clínica Alcides Branco - Clínica especializada em cirurgias do aparelho digestivo

CIRURGIA ROBÓTICA

A cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo onde é o médico-cirurgião quem controla o robô, com quatro braços robóticos, através de uma mesa de comando e realiza a operação.

O Dr. Alcides Branco é um dos cirurgiões capacitados no Brasil para a realização da cirurgia robótica. O equipamento aumenta a capacidade visual do cirurgião com imagem em 3D e qualidade FULL HD. E também aumenta a precisão dos movimentos.

Esta técnica está sendo cada vez mais utilizada nas Cirurgias Bariátrica e Metabólica que antes só podiam ser realizadas por meio de videolaparoscopia, mas ela também serve para outros procedimentos cirúrgicos.

Pacientes com obesidade e outras comorbidades se beneficiam desta técnica, porque as complicações pós-operatórias são menores, a velocidade de recuperação é mais rápida, o trauma cirúrgico é menor e, o mais importante, aumenta a qualidade de vida.

Como Funciona

O cirurgião controla o robô na sala de cirurgia e tem o controle dos braços robóticos durante toda a operação. É feito de 3 a 5 pequenas incisões para inserir uma micro câmera com visão tridimensional e as pinças cirúrgicas que reproduzem os movimentos com mais precisão do que uma mão humana, garantindo mais flexibilidade e delicadeza na operação.

A tecnologia de filtragem de tremor embutida do sistema ajuda o cirurgião a mover cada instrumento com mais precisão.

Vale ressaltar que o robô não opera de forma autônoma, apenas recebe instruções do cirurgião. Se ocorrer algum imprevisto, o dispositivo acionará um comando de segurança para interromper a máquina.

Vantagens

✔ Menor incisão cirúrgica, logo melhor a cicatrização;

✔ Menos sangramento e dores;

✔ Reduz tempo de internação;

✔ Recuperação rápida;

✔  O paciente pode retomar as atividades normais mais rápido.

Além de oferecer aos pacientes inúmeras vantagens, os cirurgiões também se beneficiam, a câmera do aparelho pode fornecer imagens 3D com ampliação de até 20 vezes e um braço articulado de até 360 °, o que pode proporcionar mais precisão e segurança nos movimentos cirúrgicos com o robô.