A cirurgia metabólica é um procedimento realizado com o objetivo de controlar o Diabetes tipo 2 (DTM2) em pacientes não necessariamente obesos. Juntamente com o Diabetes, outros fatores dificultam o tratamento como hipertensão arterial e doenças de gordura no sangue, como colesterol e triglicérides. Dessa forma, a cirurgia passa a ser uma solução eficaz. Feita por videolaparoscopia (técnica minimamente invasiva), propõe a mudança de mecanismos gástricos e intestinais, fazendo com que o paciente coma menos e deixe de sobrecarregar o pâncreas, aumentando a resposta do controle do Diabetes e de outras doenças metabólicas.
Paciente com doenças metabólicas ou Diabetes tipo 2 (DTM2) que já tenham tentado outros tratamentos convencionais sem sucesso. A cirurgia metabólica é reconhecida pelo CFM e tem sucesso no combate a diabetes tipo 2 em 95% dos casos.
Controle do Diabetes tipo 2 e de outras doenças metabólicas.
O preparo pré-operatório otimiza a segurança e os resultados da cirurgia bariátrica e metabólica. Solicita-se ao paciente que se esforce para perder um pouco de peso antes da cirurgia, pois alguns quilos a menos podem oferecer melhores condições à anestesia geral e à operação.
Nessa fase, também é obrigatório o preenchimento do documento Consentimento Informado, no qual o paciente reconhece estar devidamente informado sobre os benefícios e riscos da cirurgia.
No pré-operatório, o paciente deve realizar uma série de exames, como endoscopia digestiva, ultrassom abdominal e exames laboratoriais, além de passar em consulta com os profissionais obrigatórios: endocrinologista, cirurgião, cardiologista, psiquiatra, psicólogo e nutricionista.
A recuperação é rápida, requer 2 a 3 dias de internamento hospitalar, sendo que os curativos são retirados após 7 dias.
O retorno às atividades leves ocorre geralmente após 15 dias e às atividades mais pesadas após 60 dias.
Inicialmente o acompanhamento é mensal, depois a cada 3 meses, para controle, realização de exames e reposição de vitaminas quando necessário.
É necessário acompanhamento nutricional e adequação e dedicação a nova dieta e estilo de vida.
Entre em contato e tire suas dúvidas!
As cirurgias de obesidade, digestiva, metabólica e revisional tem um risco como qualquer outro procedimento cirúrgico, variando conforme o procedimento e mortalidade de 0,1%