cirurgia-bariatrica

O QUE É CIRURGIA BARIÁTRICA REVISIONAL?
Cirurgia bariátrica revisional é uma cirurgia realizam aqueles pacientes que previamente realizaram procedimento para perda de peso, mas não atingiram a sua expectativa ou tiveram algum tipo de complicações, por exemplo:

• Complicações na redução do peso e na qualidade de vida,
  • Baixa perda de peso ou reganho de peso,
  • Pacientes que apresentam muitos gases intestinais,
  • Pacientes vomitadores crônicos,
  • Em situações que apresentam queda de vitaminas importantes, com diarreia frequente,
  • Pacientes com poli neuropatias, com problemas neurológicos periféricos,
  • Pacientes com grande numero de evacuações diárias,
  • Paciente com odor fétido nas fezes.
  • Hipoglicemia que não respondem ao tratamento clinico e outros casos e outras formas
  • de tratamento.

São esses casos e outros mais que podem ser submetidos a cirurgias revisionais.
Dr. Alcides Branco apresenta uma grande experiência em cirurgia bariátrica e também em cirurgia bariátrica revisional com uma performance de mais ou menos duas a três cirurgias por semana ao longo dos últimos anos.

Os procedimentos mais comuns que o Dr. Alcides realiza são:

• Reversão da técnica de gastroplastia vertical (SleeveGastrectomy) para cirurgia tipo Bypass.
  • Cirurgia tipo gastroplastia vertical ou gastroplastia tipo sleevenesses pacientes com índice da doença do refluxo é muito alta, vendo a intratabilidade do refluxo uma indicação de revisão cirurgica.
  • Cirurgias deScopínaropara cirurgia do by-pass ou SleeveGastrectomy.
  • Paciente que realizaram cirurgia do bypass com anel e são vomitadores crônicos com reganho de peso ou anel adentra ao estomago ocasionando quadro de obstruções com a necessidade de uma cirurgia revisional para retirada do anel e tratamento do reganho de peso.
  • Cirurgia da banda gástrica para cirurgia do by-pass ou Sleeve ou Duodenal Switch.

A cirurgia bariátrica revisional é mais invasiva que a cirurgia bariátrica primaria com isso pode ter maior numero de riscos, mas também benefícios para esse paciente. A decisão para realizar uma cirurgia revisional depende de uma decisão não só cirúrgica, mas também psicológica, psiquiátrica, nutricional e de uma serie de avalições de exames endoscópicos e de imagem (radiológicos).

COMPLICAÇÕES E QUALIDADE DE VIDA

Em muitos casos os pacientes podem estar insatisfeitos com a perda de peso, outros pacientes podem ter complicações com migração do anel, refluxo severo, diarreia crônica e alterações de vitaminas.
É muito comum o Dr. Alcides realizar a cirurgia de retirada da banda gástrica esse procedimento por muito tempo foi realizado e o índice de insucesso era muito alto, a uma grande experiência em conversão da cirurgia de banda gástrica para cirurgia do bypass, tendo excelentes resultados, onde se tem uma boa perda de peso e melhora muito a qualidade de vida.