Procedimento puramente restritivo.

A banda de silicone é colocada em torno da parte superior do estômago criando uma pequena bolsa acima da banda, aproximadamente do tamanho de uma bola de golfe e uma grande bolsa abaixo da banda.
Isso cria uma aparência de ampulheta e funciona limitando a quantidade de alimento que você pode comer para se sentir satisfeito além de controlar a passagem de alimentos para o resto do estômago. Como a passagem de alimentos é mais lenta do que o normal, você deve se sentir saturado com quantidades menores de alimentos.

A banda gástrica pode ser apertada ou afrouxada para diminuir ou aumentar a passagem de alimento, e necessitará de ajuste de vez em quando. Um ajuste reduz o tamanho da abertura para o resto do estômago abaixo da banda. Isso é feito através de um portal ( como se fosse um botão) que está conectado à banda por um pequeno tubo fino posicionado sob a pele e gordura. Esse reservatório é invisível.

Os ajustes da banda gástrica são indolores e devem ser realizados pelo cirurgião ou uma enfermeira especialista até que a restrição certa seja estabelecida. Isso pode ser diferente para cada paciente. O primeiro preenchimento só pode ser realizado 6 semanas após a cirurgia, e a maioria das vezes são necessários vários preenchimentos antes que a banda realmente esteja ajustada de modo a produzir resultados satisfatórios. Uma banda muito apertada poderá causar muito desconforto (vômitos), e se não preenchida o suficiente, a restrição não funcionará e a banda ira apresenta apenas resultados ruins a longo prazo.

A perda de peso média é de 50-60% do excesso de peso

Riscos e complicações:
Perfuração gástrica
Vazamento ou torção no portal de acesso
Pode não obter a sensação de ter comido o “suficiente”
Náusea e Vômitos
Obstrução da saída
Dilatação da bolsa
Migração da banda / deslizamento